sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Danton, o processo da revolução

O filme Danton nos mostra um pouco da história de Danton foi um líder da Revolução Francesa. Danton destaca-se na defesa dos interesses do partido na Assembléia Constituinte de 1789. Em 1792, quando os sans-culottes assumem o governo, proclamam a República, Danton ajuda a organizá-lo. Integra a Convenção Nacional, assembléia encarregada de escrever a Constituição republicana, e depois chefia o Comitê de Salvação Pública, órgão executivo da República, responsável pela política estrangeira e por assuntos militares. Ao defender posições mais moderadas, como por exemplo, a negociação com a burguesia a respeito da reação burguesa contra a Lei do Preço Máximo, é substituído por Robespierre e recolhe-se à sua cidade natal em 1793.
            Em 1794, Danton retorna a Paris e constata que o Comitê de Segurança, sob a incitação de Robespierre, inicia várias execuções em massa. O povo, que já passava fome, agora vive um medo constante, pois qualquer coisa que desagrade o poder é considerado um ato contra-revolucionário. Os mesmos revolucionários que promulgaram a Declaração de Direitos do Homem implantaram agora um regime onde o terror impera. Confiando no apoio popular, Danton entra em choque com Robespierre, seu antigo aliado, que detém o poder. O resultado deste confronto é que Danton acaba sendo levado a julgamento, onde a liberdade, a igualdade e a fraternidade foram facilmente esquecidas.
            Robespierre tornou-se membro do Clube dos Jacobinos, a ala mais radical dos revolucionários criou um Comitê de Salvação Pública para perseguir os inimigos da revolução. Foi instaurado o regime do "Grande Terror" - o auge da ditadura de Robespierre.
            Danton era mais extremista, possuía uma retórica simples, mas conseguia arrebatar os ouvintes com seu carisma. Liderou o grupo dos indulgentes, considerado muito moderado pelos partidários do Terror, aos quais combatia com seu prestígio de orador.
            A semelhança entre os dois era a profissão de advogado antes de participar da Revolução Francesa. No início de 1794, Robespierre, contra sua vontade pessoal, condenou Danton à morte visando eliminar todas as oposições. Após alguns meses, fragilizado e isolado politicamente, Robespierre foi aprisionado juntamente com Saint-Just, sendo em seguida, ambos condenados à guilhotina. Iniciava-se outra etapa da Revolução Francesa, representada pelo restabelecimento da alta burguesia (girondinos), no poder.
            Com a Revolução Francesa o povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou significativamente. Por outro lado, a burguesia conduziu o processo de forma a garantir seu domínio social. As bases de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas durante a revolução. A Revolução Francesa também influenciou, com seus ideais iluministas, a independência de alguns países da América Espanhola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.